quarta-feira, 30 de abril de 2014

TV-ESCOLAR MOSTRA NO FGC-REPÓRTER: A PEDRA D´ÁGUA

No último sábado, 26 de abril, integrantes da equipe da TV-Escolar - turno manhã, fizeram duas reportagens sobre locais curiosos do município de São João do Jaguaribe. Os dois locais visitados foram a "Pedra D'Água" e a "Pedra Sino". A primeira está na localidade de Sítio Pinto próximo ao limite com Morada Nova, no fundo da propriedade de Ovídio Augusto.Já a Pedra Sino está na localidade de São José, cujo informante foi Edmundo Lima, pois a pedra se encontra na sua propriedade.

A Pedra D'Água é uma piscina natural escupida na rocha. Segundo informações ela possui cerca de três metros de profundidade. Não foram realizadas medidas da largura média e do comprimento, mas estima-se que são uns 20 metros de largura, e talvez uns cinquenta ou mais metros de comprimento. O local é muito lindo nessa época do ano pois a vegetação da caatinga onde se localiza está bem verde e florida. Além do mais as rochas afloram a superfície e há informações de que já foram encontrados fósseis no local. A água possui uma espécie de pasta emcima, o que na verdade são algas, e mostra que a piscina está no seu estado natural. Segundo José Heliê, ex-aluno da nossa escola que morou um tempo próximo desse local e foi nosso guia para chegar lá, a pedra foi no passado uma importante fonte de água na caatinga, tanto para uso doméstico como para os animais. Ela era limpa no verão para que quando enchesse no tempo das chuvas ficasse com a água bem limpa. Os moradores tinham tamanha consciência da importância daquela água que para não polui-la resistiam à tentação de tomar um gostoso banho dentro da mesma. Eles faziam isso também porque sabiam que precisavam daquela água para beber, inclusive. A Pedra D'Água era antes de tudo uma cisterna natural.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

RÁDIO-ESCOLA GANHA NOVOS ALTO-FALANTES E VOLTARÁ EM BREVE AO AR

O coordenador escolar Royston Diógenes providenciou a compra de novos alto-falantes para a rádio-escola esta semana. Das seis caixas acústicas apenas uma estava funcionando, o que impedia o funcionamento da nossa rádio. O coordenador percebendo a importância da rádio para desenvolvimento da comunicação na escola através da divulgação das produções, programações e divertimento dos alunos durante o intervalo, investiu na aquisição dos cinco alto-falantes indispensáveis ao seu funcionamento. Os mesmos já estão sendo instalados nas caixas acústicas e estas no pátio e nas salas de aulas. Em breve a rádio voltará ao ar e divulgará inclusive novas produções, trabalhos feitos pelos alunos na área de cidadania falando sobre impostos. Esses serão também disponibilizados na forma de podcasts na web rádio. Aguardem!

terça-feira, 15 de abril de 2014

INSTALANDO O UBUNTU 12.04 NO LEI

Devido a falta de atualização do Linux Educacional 3.0 e seus aplicativos tornou-se necessário a sua substituição por outro programa operacional, Linux é claro, mais avançado. Além disso o LE 3.0 só suportava o navegador Firefox até a versão 17, e já estamos na 28. Outro entrave que dificultava os alunos na realização dos seus trabalhos era o fato dele trazer dentro um pacote BrOffice antigo que não abria arquivos feitos no Office do Windows com as extensões docx, pptx ou xlsx. Os trabalhos realizados no LEI não eram compatíveis nem mesmo com o LibreOffice instalado no Notebook da Escola, utilizado pelos alunos na apresentação de seminários. O Italc client usado para monitorar os alunos também não podia ser mais instalado quando era necessário formatar uma dessas máquinas. Diante de todos esses fatores o Ubuntu 12.04 foi o escolhido para substituir o antigo LE 3.0, pois nele já vem instalado o pacote LibreOffice que abre arquivos Office do Windows com poucas modificações e é o mesmo instalado no Notebook que utilizam nas apresentações. Esse software possibilita a instalação da última versão do Firefox, do bloqueio de sites no mesmo, a instalação duma nova versão do Italc, etc. Portanto a formatação e instalação desse software irá melhorar um pouco a utilização e desempenho dos computadores do LEI que também necessitavam de uma limpeza de arquivos, pois utilizávamos o LE a uns cinco anos ou mais. Essa operação de substituição está sendo feita lentamente por mim mesmo com o uso de apenas um pendrive, já que a maioria desses computadores têm o drive de CD, poucos têm o de DVD, e ainda assim não funciona em muitos deles. Lembrando que o Ubuntu 12.04 só comporta em DVD, não cabe em CD. Outro trabalho antes de tudo foi configurar os setup das diferentes bios para dar o boot e instalar pelo USB. Mas graças a Deus está dando certo, usando a orientação também do técnico Ivanildo Cruz quando dá algum bug.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

TV-ESCOLAR TEM SEU PROBLEMA RESOLVIDO GRAÇAS A DEUS

A TV-Escolar Guerreiros estava com um grave problema na transmissão das imagens do computador usado como fonte do sinal, pois só transmitia imagens preto & branco, e ainda mais, apenas do papel de parede. Acreditava-se que fosse um problema de drive pois a placa de saída de vídeo é Nvidia que segundo alguns não disponibiliza mais os drives para o Linux Ubuntu. Na tentativa de resolver o problema foi instalado o Ubuntu 10.04 já que a versão 10.10 que funcionava antes chegou a transmitir colorido sem nenhum problema. Mesmo instalando diferentes versões do Ubuntu não se conseguia sucesso. Cogitou-se que o problema fosse no transmissor pois ligando a placa diretamente na televisão as imagens ficavam coloridas. O que não dava para entender era que a transmissão do computador quando o programa estava iniciando era colorida, e ainda, quando a fonte era câmera ou DVD-player também era colorida. A solução veio realmente com a ajuda de Deus pois ao conectar um cabo Game Selector houve um toque do pino central daquele na parte externa de uma das entradas de áudio deste gerando instantaneamente imagem colorida na TV que estava ligada. Daí foi apenas pensar um modo de fazer essa ligação de forma contínua para resolver definitivamente o problema. O outro problema de só transmitir o fundo de tela foi solucionado quando se colocou na opção de espelhar as telas dos monitores, outro toque de Deus. Não dá para negar que tudo isso foi "toque de Deus", ainda mais quando se sabe que a solução vinha sendo pedida a Ele já a alguns dias, e a persistência desse problema ameaçava a continuidade do projeto TV-Escolar talvez definitivamente. Como Deus é bom!

Edmi P. Lima.