terça-feira, 30 de setembro de 2014

TRABALHO FEITO NA ESCOLA SERÁ MOSTRADO EM LIVRO

No dia 09 de outubro de 2014, na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF, turno noite, ocorrerá o lançamento do livro "Mídias na Educação – experiências pedagógicas de professores na educação básica" - Editora IMPRECE. Trata-se de um livro organizado pelas professoras tutoras da UFC Virtual, Antonia Ieda de Souza Prado, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo e Milena Marcintha Alves Braz, do curso de Especilização Mídias na Educação, uma parceria do Proinfo/MEC com a UFC. As referidas professoras escolheram alguns trabalhos realizados por professores do curso utilizando diferentes mídias. Entre esses, temos "A contribuição da rádio-escola no ensino de educação cidadã na Escola Francisco Guerreiro Chaves", trabalho apresentado pelo professor do LEI, Edmi Pereira Lima. Foi realizado em 2012, numa parceria com a professora Edjanete Maia, no Projeto Professor Diretor de Turma, onde as equipes faziam programas de rádio com entrevistas sobre alguns temas relacionados à cidadania. Veja uma foto prévia da capa, enviada pelas organizadoras.



Para ouvir os programas produzidos nesse trabalho acesse o link da webradio abaixo:
Voz Estudantil

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

LAMENTÁVEL - JOGOS SÃO INTERROMPIDOS POR BADERNA

Um fato inédito e lamentável ocorreu este ano: A interrupção dos Jogos Escolares. Estamos na XXIX edição dos tradicionais jogos escolares da escola Francisco Guerreiro Chaves, que já renderam tanto brilho e simpatia da mesma para com a  comunidade na qual está inserida. Pessoas de má índole vindas da comunidade já ameaçavam tirar o brilho da festa desde a abertura, jogando bombas até mesmo na quadra durante as apresentações e sem atender aos apelos que a diretora Eridan Rodrigues fazia no microfone. E o mais triste é que alunos da escola ao invés de ajudar a combater essa prática, uniram-se a esses indivíduos fazendo o mesmo. Ficando cada vez mais frequente e ousados a cada dia, chegaram a soltar bombas no pátio, nas mediações da secretaria e próximo à diretoria. A todo momento se ouvia os estouros, quando as bombas eram jogadas próximo a pessoas e até sobre o telhado da escola. Com receio da situação se intensificar ainda mais, o coordenador Royston Diógenes convocou os professores, funcionários e todo o Núcleo Gestor presentes para decidir o que fazer. Por unanimidade foi dicidido suspender os jogos por enquanto, para evitar maiores problemas. Alguns alunos ficaram revoltados, e na frente da escola unidos àqueles da comunidade que começaram tudo isso, soltaram várias bombas junto ao portão, que foi fechado como de costume. Será o fim dos tradicionais Jogos Escolares do Francisco Guerreiro? Quem conheceu o entusiasmo desta festa no passado não imaginaria que talvez a mesma não chegasse à sua XXX edição, o que pode acontecer. É realmente lamentável!    

terça-feira, 23 de setembro de 2014

XXIX JOGOS ESCOLARES - FGC 2014

Teve início na manhã dessa segunda-feira, dia 22 de setembro, os tradicionais jogos escolares da Escola Francisco Guerreiro Chaves. Houve como de costume as cerimônias de abertura com apresentações teatrais, danças e desfile para escolha da rainha e rei dos jogos. O tema dos jogos deste ano é: "Não troco o meu Oxente pelo Ok de ninguém", uma homenagem a Ariano Suasuna, escritor nordestino que faleceu esse ano. A tocha olímpica foi acesa por dois atletas que são referẽncia para o município de São João do Jaguaribe, e ex-alunos da nossa escola: Fred, que chegou a ser jogador de futsal da seleção brasileira, e Elaine, que fez parte do time campeão de handbol da nossa escola representando também o município de São João do Jaguaribe a nível nacional. A aluna escolhida como rainha dos jogos, foi Aldimila Chaves do 1ºA, enquanto que o aluno Tony Gustavo do 3°A, foi escolhido rei dos jogos. As partidas terão início na tarde desta terça-feira, a partir das 15:00, uma vez que o primeiro horário de ambos os turnos será dedicado às provas bimestrais.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ALUNA DO FCO. GUERREIRO TEM TEXTO CLASSIFICADO NA OLP

A nossa escola novamente faz bonito através da aluna Iorrana Maia Queiroz orientada pela professora de Lingua Portuguesa, Ericka Cristina Martins de Araújo, pois seu texto foi classificado para a etapa estadual da Olimpíada  de Lingua Portuguesa. Já está concorrendo à etapa regional. O texto classificado tem o seguinte título: Educação: "Direito Negado". Digo, novamente, porque na OLP de 2012 tivemos também o aluno Wesley Sousa que chegou à etapa regional com o texto "Caos no Transporte Escolar". Tendo já aprendido com aquela experiência, a nossa expectativa e objetivo é avançar mais ainda na olimpíada desse ano, chegando se Deus quiser à final, e a ganhar o primeiro lugar nacional. Estamos torcendo por isso, portanto, aguardem novas notícias nesse blog sobre as próximas etapas desse tão importante concurso.