quinta-feira, 25 de junho de 2020

Mini aula sobre Nazifascismo


LEI FRANCISCO GUERREIRO CHAVES


O Laboratório Escolar de Informática da Escola Francisco Guerreiro Chaves é um espaço destinado as práticas de aprendizagem através das tecnologias. Em nosso ambiente trabalhamos com pesquisas escolares, aulas de informática básica para as turma de EJA Regular e EJA Qualificação e ainda aulas mais dinâmicas com auxílio de aparatos tecnológicos, como projetores e aplicativos que envolvem os componentes curriculares.
Mediante nossa prática percebemos que muitos são os desafios ainda existentes, no que se refere ao uso das tecnologias no laboratório de informática, mas aos poucos vamos tentando suprir essas necessidades, que não são só dos educandos, mas também de educadores que buscam utilizar essas ferramentas.
Seguimos uma rotina com aulas previamente agendadas pelos professores em uma planilha do Google Drive, ferramenta esta que auxilia os professores a fazerem o agendamento a qualquer momento, até mesmo na comodidade de suas casas.
No entanto, com a grande mudança no cenário educacional devido a pandemia do COVID-19 muitas mudanças ocorreram em nossa rotina do LEI, sendo necessário repensar o formato das aulas, agora na modalidade EAD. Desta forma passamos a oferecer um maior suporte aos professores, no que se refere ao uso das novas ferramentas digitais disponíveis como o Google classroom, o Meet, e o Loom, dentre outras, o que viemos a chamar de atividades remotas.
Aos poucos estamos desbravando esse universo de possibilidades disponíveis a nosso favor para que se faça acontecer uma aprendizagem a distância mais dinâmica e eficaz, produzindo conteúdo de qualidade para nossos educandos. Entretanto, sabemos que ainda existem muitos alunos com dificuldades de acesso à internet e professores que ainda estão se adaptando a esses novos recursos, o que representa uma barreira a ser superada. Contudo, podemos dizer que estamos no início da caminhada, mas estamos buscando sempre o melhor caminho por saber onde queremos chegar.

Autora: Eveline Lima
(Professora coordenadora do LEI)