sexta-feira, 29 de agosto de 2014

PROJETO - ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

PROJETO: Água Nossa de Cada Dia

AUTOR: EDMI PEREIRA LIMA
ESCOLA: EEFM FRANCISCO GUERREIRO CHAVES DE SÃO JOÃO DO JAGUARIBE


RESUMO DO PROJETO:

O projeto envolve a pesquisa, a produção e publicação de um relatório e uma apresentação eletrônica nos blogs da escola, pelos estudantes, sobre o sistema de abastecimento de água da cidade de São João do Jaguaribe, administrado pelo SAAE. Procurar-se-á identificar os problemas, estudar e sugerir a solução para os mesmos, fazendo um paralelo de como o nosso sistema está (realidade), e como deveria ser (o ideal), um verdadeiro diagnóstico sobre o mesmo. Na culminância, o relatório será apresentado ao legislativo para que haja a sensilbilização quanto à elaboração de projetos que visem solucionar os problemas da nossa água.

DADOS IMPORTANTES:

PROJETO:
  Água Nossa de Cada Dia
SÉRIE: 3º A  – Ensino Médio - 2014
TEMAS: Sistemas de abastecimento de água; Tratamento de água; Recursos hídricos; Sustentabilidade ambiental; Consumo consciente; Água e Saúde.
MÍDIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR: Informática e Internet, Tv, câmera, celular.
DISCIPLINA(S) ENVOLVIDAS: Química; Biologia; Geografia; Informática; Formação Cidadã.
CONTEÚDOS: Tipos de água; Aspectos físicos da águas; Aspectos químicos da água; Aspectos biológicos da água; Potabilidade da água; Soluções; Funções Inorgânicas; Tratamento de águas; A água e as doenças.


JUSTIFICATIVA:

Na nossa cidade a água abastecida em nossas residências tem problemas visíveis aos nossos olhos, e parece que não é sequer clorada. Entretanto a população desconhece quais são as verdadeiras condições da água que consome, e não tem conhecimento de projetos do  governo no sentido de melhorá-la. Faz-se necessário investigar a realidade sobre os problemas e soluções para a nossa água, bem como compartilhar esse conhecimento com a comunidade e poderes públicos. Tudo isso é possível através desse projeto que envolve o uso das TIC, interdisplinaridade e contextualização de  conteúdos curriculares para o livre exercício da cidadania.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar as etapas do abastecimento da água da nossa cidade;
Coletar informações sobre a qualidade da nossa água;
Conhecer que tipo de tratamento é feito na nossa água;
Descobrir quais os problemas de qualidade e/ou quantidade da nossa água;
Pesquisar o que pode ser feito para solucionar os problemas;
Informar à nossa comunidade sobre as reais condições da água por ela consumida;
Informar sobre providências que poderiam ser tomadas;
Sensibilizar o poder público para os problemas identificados da nossa água.


OBJETIVO GERAL:

Conhecer sobre sistemas de abastecimento e tratamento de água, pesquisar sobre o nosso  sistema local e fazer um paralelo, visando identificar problemas e soluções para o mesmo,  compartilhando em seguida esse conhecimento com a comunidade através das mídias disponíveis.

METODOLOGIA:

No LEI:

1. Apresentação do projeto aos alunos através de publicação do projeto no blog do LEI  e data-show;
2. Pesquisa na Internet orientada pelo blog.
3. Elaboração de entrevista com responsável pelo SAAE, profissionais da Saúde e      Vigilância Sanitária do Município;
4. Elaboração de roteiro de filmagens e/ou fotografias.
5. Prática no LEC sobre tratamento de água;
6. Montagem da apresentação no LEI da escola;
7. Apresentação final do material produzido em apresentação de slides, vídeos, podcast e relatório.
8. Publicação nos Blogs da escola;

Em campo:


1.Entrevistas; Filmagens; Fotografias.
2.Propor e orientar ao SAAE a criação de um blog  que será um canal de comunicação com a comunidade e a impressão dos resultados das análise na conta de água;
3.Apresentar o trabalho em uma sessão da Câmara de Vereadores. 


DINÂMICA DE TRABALHO: Detalhamento

Divisão das equipes:

1ª Equipe:
Captação, adução.

2ªEquipe:
Tratamento.

3ª Equipe:
Reservação e Distribuição.

4ª Equipe:
Qualidade da água.

5ª Equipe:
A água e a saúde da comunidade.

6ª Equipe:
Projetos relacionados à melhoria da água no nosso município.

7ª Equipe:
Gerenciamento da nossa água: SAAE / Prefeitura

RESULTADOS ESPERADOS:

Que os alunos respondam positivamente ao trabalho de pesquisa e produção, para que com a participação ativa na construção de um produto midiático, construam também o seu próprio conhecimento a partir das mídias disponíveis e da própria comunidade onde vive. Aprenderão fazendo, utilizando as mídias como fonte de conhecimento e como instrumento de divulgação de conhecimentos. E o mais importante, a partir da comparação entre as informações coletadas da realidade e demais mídias identificarão os problemas da nossa água e as possíveis soluções.

APRENDIZAGEM:

O aluno precisará usar a Internet como fonte de pesquisa para obter informações de como é formado um sistema de abastecimento de água, bem como o funcionamento de uma ETA.
De posse dessas informações poderá ter uma visão crítica da realidade local. Também estará apto a elaborar as entrevistas para obtenção das informações junto à comunidade, e comparar o real com o ideal para o referido sistema. Terá que passar estes dados para o computador, digitar, montar a apresentação no editor de apresentações e/ou editor de vídeos a serem utilizados. Isso envolve o aprendizado do uso de softwares. A apresentação final será através de computador e projetor multimídia, e posteriormente transmitida por vídeo-link (TV-Escolar) para várias salas de aula, o que lhe dará um conhecimento sobre o uso e conexão de equipamentos e tecnologias. Finalmente o trabalho será publicado na Internet possiblitando a comunicação desse conhecimento, informando a comunidade sobre a água que esta utiliza no dia-a-dia. Essa é a essência do uso das TICs nesse projeto, uma tecnologia que informa, forma e comunica o aprendizado e informações de volta à rede.

CONCLUSÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
CONCLUSÃO: 2 meses (Início: 29/08/2014; Final: 06/10/2014)

CRITÉRIOS:
Desempenho pessoal na apresentação;
Qualidade do material produzido.

FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES:

A apresentação dos trabalhos produzidos será feita primeiramente em sala de aula para avaliação do professor.
O material produzido ficará armazenado em CD ou DVD, e será arquivado na biblioteca;
Veiculação das mídias produzidas através da Rádio-Escola, TV Escolar ( Emissora de TV da escola) e Internet (Blogs e Facebook da escola).



FONTES DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO À PESQUISA:

SITES:

Exemplo de Informações:
http://www.saae-limoeiro.com.br/

Quantidade de água no Planeta:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/
http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-da-natureza/quim/agua/

Etapas de um sistema de abastecimento:
http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/A61.htmlhttp://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/A61.html

Tipos de água:
http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/tudo-sobre-a-agua

Parâmetros  da água:
http://www.unitekdobrasil.com.br/produtos-radiacao.php?id_lib_tecnica=6

Tratamento de água:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/tratamento_agua.htm
http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23&tpl=printerview
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47
http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-da-natureza/quim/estacao-de-tratamento-de-agua-eta-etapas/

Correção da quantidade de Ferro na água:
http://www.meiofiltrante.com.br/materias_ver.asp?action=detalhe&id=42
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI301591-18289,00-ESPECIALISTA+ENSINA+COMO+ELIMINAR+FERRO+DA+AGUA+DE+POCO.html

Doenças relacionada com a água:
https://www.youtube.com/watch?v=pGGVI-qH8rE

SIMULAÇÕES:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5035/open/file/index.html?sequence=8
http://site.sabesp.com.br/uploads/file/flash/tratamento_agua.swf

VÍDEOS:

Experimento – Tratamento de Água
https://www.youtube.com/watch?v=ba6skAs0f4w

Realidade – Como se trata a água de uma cidade - ETA

https://www.youtube.com/watch?v=lxkQ-lDCcwIhttps://www.youtube.com/watch?v=lxkQ-lDCcwI

Telecurso – Aula de Química -Como se faz tratamento de água
https://www.youtube.com/watch?v=V80Xees1F9U

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